domingo, novembro 12, 2006

Um médico é um monstro

“As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde?(...)”

R. L. Stevenson in Dr. Jekyll and Mr Hyde

Médicos, barbeiros e prostitutas detêm ofícios cujas vicissitudes determinam a prossecução das vidas alheias. O senhor Fernando sabe-o quando se abeira das mais visíveis jugulares dos clientes com a sua elegantíssima navalha, a menina Cindy Voluptuosa conhece-o quando com suficiente delicadeza rasga com os caninos o invólucro do preservativo antes da prestação de cada serviço sexual. O Dr. Sousa Martins por dar atenção aos seus doentes, consciente desse papel determinante já referido, tem hoje um extenso culto pessoal a ele dedicado e espacialmente distribuído entre túmulos e estátuas em Alhandra e no Campo de Santana.
Por razões óbvias, o caso dos médicos diferencia-se dos outros dois porque estes capitalizam com bastante sucesso a importância e a seriedade daquilo que fazem. A escola, no entanto é nobreza e bonomia, bebedeira na Academia, adágio que substancia uma interpretação (e aí vai chavão…) relativista pós-moderna da afirmação do multi-facetado Abel Salazar: “Um médico que só sabe de Medicina nem de Medicina sabe”. Espera-se que um médico seja alguém realmente exemplar, mas por que razões? Ora, em primeiro lugar porque todos lhe pagamos para isso, pelo menos, no que diz respeito ao estrito cumprimento dos seus deveres profissionais. Em segundo lugar porque quase toda a gente acredita que todo o homem é naturalmente bom, particularmente quando o indivíduo em questão acaba de nos abrir o bandulho em busca um qualquer divertículo ou cálculo. Em terceiro lugar, porque o encontro entre o médico e o doente é o da “confiança que procura livremente uma consciência”, segundo um tal Miller Guerra citado por João Lobo Antunes.
Outro João, alcunhado de Semana, tinha noções bem mais simples sobre essas complicações do diagnóstico e terapêutica. Era tudo mais gástrico, menos gástrico, então minha senhora, tudo bem? Dói-lhe? Ora se isso continuar vamos ter que tratá-la de outra forma… Até para a semana então. O contraste é evidente quando nos recordamos da abordagem palavrória de Bernardo Vasconcelos, ex-médico do SL Benfica incapaz de renunciar à “entorse da tibiotársica esquerda conjugada com uma mialgia de esforço nos adutores internos da coxa direita” que “condicionaram a avaliação da disponibilidade do atleta para a competição nos tempos mais próximos”. Em resumo, o Paneira não jogava contra o Farense no Campeonato, mas já podia jogar na Taça daí a duas semanas.
No entanto, sem atestados médicos ilegíveis não seríamos autorizados a tirar a carta de condução, a ir ao ginásio ou à piscina, a faltar aos exames frequentando escolas de Guimarães. Sem o meu médico de família definindo os quatro sentidos estruturantes da minha existência segundo a OMS (euforia e apatia, sucesso e insucesso), não poderia perceber os sucessos da carreira da sua filha.
Ainda há quem fuja dos médicos por ter medo que estes lhe tratem da saúde. Aos menos um chá, umas agulhas de acupunctura. Ainda há quem duvide que um Serviço Nacional de Saúde eficiente é baseado na opção pela medicina preventiva, na responsabilização do médico e do doente, não do Estado. Se ao menos pudéssemos ir aos congressos com eles… Porque somos nós quem toma os medicamentos. Para mim é uma hipnosezinha clínica se faz favor. Obrigado.

Publicado no DN Jovem on-line de 10 de Novembro.

Sem comentários: