terça-feira, dezembro 21, 2004

A auréola e o barrete

Discussão interessante ao balcão, hoje à noite. Veio o Mendes dizer que toda a gente enfiava o barrete de Pai Natal com facilidade, que era mais um produto capitalista que convidava ao conforto de ter a cabeça quente, que o Menino Jesus era o anti-capitalismo e por isso usava auréola que por acaso até nem é metálica.
O Zé Lula soube defender bem o velho das barbas brancas: ele não tem culpa, qualquer pessoa gosta de enfiar uns barretes e não haja dúvida que ele consegue que toda a gente o enfie sem sequer pedir seja a quem for para o fazer. É eficiente este velho. Depois não dá jeito nenhum andar com uma treta de uns arames na cabeça que nem sequer protegem do frio e ainda por cima aleijam as têmporas. A auréola nem sequer é metálica, é como aquelas que se vêem nos desenhos animados, tanto que em tudo o qué é livro sagrado não aparecem, porque de facto só mesmo nos desenhos animados... Ela cai para a frente, ela cai para trás.
Hoje, ninguém quer ser santo para não usar estas auréolas pouco práticas. É muito melhor enfiar o barrete do velho das barbas brancas S. Nicolau/Coca-Cola.

Sem comentários: